sexta-feira, 25 de julho de 2014

PREPARED FOR THAT: COMO SOBREVIVER EM UMA MULTIDÃO

Obviamente, a melhor maneira de evitar os perigos associados com grandes multidões de pessoas é evitar ir a lugares com grandes multidões. No entanto, se você tem que ir a um evento, ou simplesmente passear em um shopping ou museu, ou inadvertidamente perceber que você está entre milhares de pessoas ao mesmo tempo, existem alguns passos que podem ajudar a evitar o perigo, caso ocorra alguma situação de perigo.



Primeiro: Preste atenção!

Você provavelmente já ouviu o termo "consciência situacional": é isso. Você precisa estar atento não só ao seu objetivo (encontrar o seu lugar em um teatro, ir para uma loja no shopping), mas também para a sensação geral e o fluxo do meio ambiente ao seu redor. Perceber o quão rápido uma pessoa está andando, para onde estão indo e como eles se comportam. Isso permite a você facilmente perceber anormalidades ao longo do tempo, desde a trivial (alguém atrasado para um filme e se apressando para entrar) até o hostil (alguém esperando o momento certo para começar a metralhar o lugar). Em particular, atentar-se para comportamento desnecessariamente estranhos, já que esses são normalmente sinais de estresse extremo. Ladrões, por exemplo, tendem a incomodar ou se comportar estranhamente, pouco antes de anunciar sua intenção. Só de estar alerta às vezes pode deter ladrões menores que estão à procura de uma presa fácil, mas também pode ser inestimável ver os primeiros sinais de uma ameaça e sair antes que algo ruim ocorra.

Saber sempre onde está indo

Como já mencionado anteriormente, a sua ação de lutar ou fugir em situações de pânico é excelente como uma ação instintiva, mas pobre no planejamento a longo prazo. Você precisa usar a sua consciência situacional para saber onde você iria se algo acontecesse de repente, com pelo menos uma saída de emergência para contar, se possível. O maior problema durante a maioria dos desastres em multidões ou edifícios ocorrem quando as pessoas não sabem para onde ir ou quando todos escolhem a saída mais óbvia, mesmo que esteja bloqueada.

Homem Cinza

Seja um homem cinza no meio da multidão. Embora isto seja contraditório durante um incêndio ou explosão, poderia ajudar a salvar sua vida durante um tiroteio. Garantir que você não será um alvo em potencial pode permitir-lhe um ou dois minutos para pensar depois que a emergência começou.

Evite ficar fora da cena, bem como o centro do palco

Geralmente, locais escuros ou soturnos são áreas onde escória tende a se reunir. Quanto menos testemunhas potenciais, maior a chance de que alguns tipos desagradáveis decidam tirar proveito de sua presença. Da mesma forma, mantendo uma distância saudável entre as fileiras da frente, onde a maioria das pessoas buscam em um concerto ou outro evento minimiza a chance de você ser pego em uma explosão ou tiroteio. Seguindo a ideia de se misturar, filtrando para o meio de uma multidão, onde você pode sair rapidamente é provavelmente a situação com melhores chances de sobrevivência.

Esteja pronto para agir.

Se você estiver encurralado, não há nenhuma boa razão para cair sem lutar. Procure sempre preservar a sua própria vida e respeitar as leis, sem dificultar a ação de outros serviços de emergência, mas, se for realmente necessário, esteja pronto e disposto para agir. Arrombar portas, quebrar janelas pode não parecer certo, mas você também possui o direito à vida. Em um âmbito jurídico, você pode muito bem ter que responder pelas suas ações, mas afinal, de nada adianta estar legalmente amparado e morto ou inválido.

Como um adendo a este, também estar disposto a liderar. Uma pessoa calma, que consiga racionar corretamente pode orientar outras pessoas para agir em equipe e criar oportunidades para escapar de situações de emergência.

Sua vez!

O que você faria se estivesse em uma multidão e ocorresse uma emergência? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!


Traduzido do blog Prepared For That e adaptado por Marcus Paulo.

terça-feira, 8 de julho de 2014

TELEFONES DE EMERGÊNCIA

Este post contém um modelo de telefones de emergência para orientar caso ocorra algum sinistro em residências.



A idéia desse post surgiu de um vídeo no Youtube, postado pelo Dr. Luiz Poell, muito bem explicado em seu canal. Apenas complementando sua iniciativa, disponibilizamos um modelo dos telefones de emergência para preencher, imprimir e colocar em um lugar facilmente visível (por exemplo, na porta da sua geladeira).

Clique aqui para baixar o arquivo (Documento do Word)

O conceito é simples: caso ocorra algum imprevisto, essa lista deve conter algumas informações básicas para orientar e/ou direcionar uma pessoa acidentada rapidamente. Por exemplo, se for uma criança, conter o telefone dos pais, ou o hospital mais próximo etc.



Obrigado pessoal e até a próxima!

Acesse também:

Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa

Youtube: http://www.youtube.com/alvarogouveiacanal

Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com