quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SEGURANÇA EM DESLOCAMENTO

Esse post contém algumas boas práticas de segurança preventiva para deslocamento (na cidade, no mato, a pé, de carro, de avião etc), de uma forma bem geral e, ao final, temos um exemplo de um deslocamento seguro do Alvaro em um dos bairros mais nostálgicos de Belém-PA.

Todos vivemos nos deslocando, frequentemente com objetivos diversos, seja para trabalhar, para passear, para nos alimentar etc. No entanto, por ser uma atividade tão rotineira, muitos de nós não o fazemos de maneira segura - e o que é pior - às vezes nem percebemos isso. O fato de não acontecer nada sinistro cria uma sensação de segurança tão intrínseca que o risco normalmente só é percebido depois que algo de errado ocorre.



Eu não trabalho diretamente com avaliação de riscos, mas convivo diretamente com pessoas que trabalham com isso na empresa, e um consenso de todos eles é que a prevenção geralmente é a maneira mais fácil e barata de evitar danos ao patrimônio e às pessoas.

Assim, busquei elaborar algumas boas práticas de segurança que, se absorvidas e empregadas de modo correto, podem diminuir consideravelmente as chances de ocorrer algum problema!

1) Nunca crie uma situação de risco (Regra Primária da Defesa Pessoal)
Em um curso de Defesa Pessoal aprendi essa regra de ouro. Pensar em criar uma situação de risco pode ser contraditório. Afinal, ninguém sai de casa com o objetivo de ser assaltado, por exemplo! Obviamente não, mas por vezes nos encontramos em situações que são tão favoráveis para que ocorra um assalto que uma avaliação prévia rápida já nos garantiria uma segurança bem alta e evitaria essas situações de risco (por exemplo: esse horário é apropriado para sair? o local é perigoso? eu tenho como me defender?).

2) Evite o Ponto sem retorno e o Abortar Missão!
Essa é bem fácil de ser resolvida, basta sempre garantir uma (ou mais) maneiras de de retornar ao seu ponto de origem ou de ficar no seu ponto de destino. Também inclui saber onde exatamente está e para onde deve ir/retornar (atenção principalmente à locais que estão indo pela primeira vez) e ter os recursos necessários para tal (por exemplo, dinheiro, chaves da casa, permissão de entrada etc.). Por exemplo, já ocorreram situações em que tive que ir a um lugar mas nem sabia como voltar, e acho que todos conhecem pelo menos uma pessoa que sai de casa sem ter o dinheiro para pagar o busão de retorno (eu conheci alguns na faculdade).

3) Prefira a rota mais segura
Essa é bem óbvia. Percorrer uma rota segura certamente evita muitos problemas!

4) Divulgue a sua rota
Atualmente estamos "sempre" conectados (através dos smatphones, e-mail, SMS, internet etc), mas às vezes essas tecnologias falham! Para compensar isso, é prudente manter pelo menos outra pessoa informada sobre sua rota, que, dependendo da complexidade, deve incluir locais/horários de partida/chegada e contato de outras pessoas em locais estratégicos.

5) Sempre alerta!
Nas artes marciais existe um conceito que chama-se Zanshin, o qual representa um estado de alerta mesmo estando relaxado, com os sentidos ativos. Não podemos inibir os nossos sentidos com distrações enquando estamos nos deslocando. Falar ao telefone, escutar música, ignorar o que está à sua volta pode comprometer a sua segurança. Mantenha-se em estado de alerta sempre que possível!


6) Equipe-se
Lembre-se que imprevistos acontecem! O clima pode mudar no meio do caminho, a sola do sapato pode cair, pode faltar energia etc. Levar coisas simples como um guarda-chuva ou uma lanterna de chaveiro podem resolver o problema facilmente. Equipamentos podem ser desde a sua mochila da faculdade/escola até a sua maleta de ferramentas do carro.

7) Seja minimalista
Apesar de ser contraditório em relação ao item anterior, refere-se a evitar usar coisas em excesso. Ter muitas coisas consigo pode dificultar sua movimentação, chamar atenção desnecessária ou causar acientes. Muitos acessórios podem facilmente prender em ganchos etc. Vestir-se de maneira inapropriada para o local ou usar muito adornos também podem atrair a cobiça de outros.

8) Cuide da sua saúde
Cada um conhece a si mesmo e sabe o que pode aguentar. Pessoas mais velhas certamente saberão o que quero dizer. Não carregar peso excessivo, comer e hidratar-se adequadamente podem evitar problemas futuros.

9) Seja solidário
Se você estiver com um grupo, certamente existirá pelo menos uma pessoa que não está bem preparada. Seja responsável consigo e com outros e passe adiante aquilo que você aprendeu (pode começar mostrando essas práticas a outros).

10) Tenha calma
Claro que todas essas práticas são apenas sugestões. Pode haver um momento em que você esteja sozinho e que toda a sua preparação não sirva para nada. Nesse momento, lembre-se que nascemos equipados com algo que protegeu os nossos antepassados desde o início. Mantenha a calma, confie em si mesmo e deixe seus instintos o guiarem que tudo dará certo! Caso sinta-se mais confortável em acreditar na sua religião, tenha fé, acredite naquilo que estuda e ouça o seu Deus.


Depois de tanta teoria, só mesmo praticando para fixar! Abaixo veja um exemplo onde o Alvaro faz o trajeto para casa de forma bem segura.


Acesse também:

Página no Facebook
www.facebook.com/bushcraftpara

Canal no Youtube
www.youtube.com/alvarogouveiacanal


Obrigado!

(Post atualizado em 22/12/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário