sexta-feira, 25 de julho de 2014

PREPARED FOR THAT: COMO SOBREVIVER EM UMA MULTIDÃO

Obviamente, a melhor maneira de evitar os perigos associados com grandes multidões de pessoas é evitar ir a lugares com grandes multidões. No entanto, se você tem que ir a um evento, ou simplesmente passear em um shopping ou museu, ou inadvertidamente perceber que você está entre milhares de pessoas ao mesmo tempo, existem alguns passos que podem ajudar a evitar o perigo, caso ocorra alguma situação de perigo.



Primeiro: Preste atenção!

Você provavelmente já ouviu o termo "consciência situacional": é isso. Você precisa estar atento não só ao seu objetivo (encontrar o seu lugar em um teatro, ir para uma loja no shopping), mas também para a sensação geral e o fluxo do meio ambiente ao seu redor. Perceber o quão rápido uma pessoa está andando, para onde estão indo e como eles se comportam. Isso permite a você facilmente perceber anormalidades ao longo do tempo, desde a trivial (alguém atrasado para um filme e se apressando para entrar) até o hostil (alguém esperando o momento certo para começar a metralhar o lugar). Em particular, atentar-se para comportamento desnecessariamente estranhos, já que esses são normalmente sinais de estresse extremo. Ladrões, por exemplo, tendem a incomodar ou se comportar estranhamente, pouco antes de anunciar sua intenção. Só de estar alerta às vezes pode deter ladrões menores que estão à procura de uma presa fácil, mas também pode ser inestimável ver os primeiros sinais de uma ameaça e sair antes que algo ruim ocorra.

Saber sempre onde está indo

Como já mencionado anteriormente, a sua ação de lutar ou fugir em situações de pânico é excelente como uma ação instintiva, mas pobre no planejamento a longo prazo. Você precisa usar a sua consciência situacional para saber onde você iria se algo acontecesse de repente, com pelo menos uma saída de emergência para contar, se possível. O maior problema durante a maioria dos desastres em multidões ou edifícios ocorrem quando as pessoas não sabem para onde ir ou quando todos escolhem a saída mais óbvia, mesmo que esteja bloqueada.

Homem Cinza

Seja um homem cinza no meio da multidão. Embora isto seja contraditório durante um incêndio ou explosão, poderia ajudar a salvar sua vida durante um tiroteio. Garantir que você não será um alvo em potencial pode permitir-lhe um ou dois minutos para pensar depois que a emergência começou.

Evite ficar fora da cena, bem como o centro do palco

Geralmente, locais escuros ou soturnos são áreas onde escória tende a se reunir. Quanto menos testemunhas potenciais, maior a chance de que alguns tipos desagradáveis decidam tirar proveito de sua presença. Da mesma forma, mantendo uma distância saudável entre as fileiras da frente, onde a maioria das pessoas buscam em um concerto ou outro evento minimiza a chance de você ser pego em uma explosão ou tiroteio. Seguindo a ideia de se misturar, filtrando para o meio de uma multidão, onde você pode sair rapidamente é provavelmente a situação com melhores chances de sobrevivência.

Esteja pronto para agir.

Se você estiver encurralado, não há nenhuma boa razão para cair sem lutar. Procure sempre preservar a sua própria vida e respeitar as leis, sem dificultar a ação de outros serviços de emergência, mas, se for realmente necessário, esteja pronto e disposto para agir. Arrombar portas, quebrar janelas pode não parecer certo, mas você também possui o direito à vida. Em um âmbito jurídico, você pode muito bem ter que responder pelas suas ações, mas afinal, de nada adianta estar legalmente amparado e morto ou inválido.

Como um adendo a este, também estar disposto a liderar. Uma pessoa calma, que consiga racionar corretamente pode orientar outras pessoas para agir em equipe e criar oportunidades para escapar de situações de emergência.

Sua vez!

O que você faria se estivesse em uma multidão e ocorresse uma emergência? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!


Traduzido do blog Prepared For That e adaptado por Marcus Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário