quarta-feira, 25 de setembro de 2013

KIT DO INICIANTE EM TRILHAS



Esse é apenas um pequeno check-list para que iniciantes possam criar o seu Kit de Trilha. Dependendo das condições do local, pode-se deixar a roupa reserva para uso no final da trilha. Lembre-se, segurança em primeiro lugar, sempre! Esteja preparado, estude o local, treine navegação por bussola, se for utilizar de GPS, saiba como o equipamento funciona. Faça pequenos treinos dentro da cidade ou em algum parque. Não saia da trilha, porem se for necessário faça marcações para saber como voltar. Use a criatividade, a natureza pode estar ao seu favor ou contra. Isso depende de você.

Roupa recomendada para a trilha:
- Camisa cor clara (evitar cores fortes) - Cores escuras ou fortes são convidativas para os mosquitos.
- Calça - Malhas frias como nylon são bem vindas, mas eu ainda prefiro o bom Jeans grosso.
- Tênis confortável / Bota (já amaciada) - Os pés são tão importantes quanto a água.
- Boné / Chapéu - Algo que proteja a cabeça sempre é bem vindo, até uma bandana serve.

Equipamentos Necessários:
- Mochila - Geralmente uma de 35 L resolve qualquer problema.
- Água - O mínimo é de 2 L e inquestionável quanto a quantidade. Leve o que você necessitar.
- Lanche - Comida para consumo rápido. Ex: barra de cereal.
- 4 Sacos / Sacola Plástica - Sempre são úteis e não custa nada, nem pesa na mochila.
- Papel Higiênico - Serve para higiene e até mesmo caso precise iniciar fogo.
- Dinheiro trocado - Não leve dinheiro inteiro, como nota de 50 e 100 Reais.
- Kit de Primeiros Socorros - Band-Aid, Gaze, Esparadrapo, Algodão, Água Oxigenada ou Alcool 92º.
- Faca - Uma lâmina versátil, que seja leve porém seja robusta para qualquer trabalho necessário. 
- Bussola - Eu recomendo uma bussola de Trekking, porém a militar também serve.
- Repelente - Esse é um item importante, não pode faltar.
- Apito - Os apitos tipo "survivor" são bons, úteis e indispensáveis.
- Corda - Caso necessite fazer uma pequena descida ou escalada, 30 m de corda vão ajudar.

Muda de Roupa reserva:
- 1 Camisa
- 1 Calça / Bermuda
- 1 Calçado reserva
- Roupa de Baixo
- Toalha pequena

Agora é com você. Já está preparado? Eu estou.

Visite também o meu canal no Youtube Bushcraft Pará
Curta a minha página no Facebook

Agradecimento especial ao meu amigo Marcus Paulo Martins que me ajudou na edição e montagem desta matéria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário