terça-feira, 21 de janeiro de 2014

GPS GARMIN ETREX - SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES

    GPS GARMIN ETREX é o equipamento para quem gosta de sair das trilhas e curtir novas aventuras em locais mais distantes e remotos, onde apenas poucos conseguem chegar. Sim, o equipamento mais completo de navegação que eu poderia ter.




    O GARMIN ETREX, captura sinal de dois tipo de satélites. O padrão e mais conhecido GPS (Global Positioning System), norte americano e o GLONASS, projetado na Rússia para. Este ultimo, possui atualmente 24 unidades ao redor do globo.
   Com o aparelho em mãos, o manuseio se baseia  em muito treinamento, para que todas as funções sejam dominadas de forma mais natural possível. Já que o aparelho em si, é extremamento "bruto" e as suas teclas são apenas botões "vazios" - sem qualquer tipo de indicação de função - então considero valida a ideia de um forte treinamento, para aprimorar o conhecimento geral do equipamento.




     Vamos começar o treinamento? Imaginando que é a primeira vez que o equipamento será ligado. Com o aparelho em mãos e desligado, vamos manter a tecla power pressionada por poucos segundos. Encontra-se na ultima posição de baixo, na lateral direita do aparelho.   Ao ligar o equipamento, nota-se que algumas configurações deverão ser modificadas. Acerte a linguagem padrão. No meu caso prefiro manter a linguagem "Inglês", porém a escolha é totalmente sua. 
    A próxima tela será o Menu do aparelho. Acesse os dados do Sistema, movendo o direcional até a função "Setup". Acesse a opção "System", pois essa opção é fundamental para habilitar os satélites GLONASS. Na primeira opção deverá aparecer apenas GPS como opção escolhida. Clique e escolha a opção "GPS + GLONASS" e volte utilizando a tecla "BACK" que está acima da tecla "POWER" na lateral direita do aparelho.
    Volte para o Menu anterior utilizando a tecla "BACK" e clique em "MAP". Caso tenha algum mapa do seu país salvo em cartão de memória inserido no GARMIN ETREX, utilize a ultima opção "MAP INFORMATION" e clique no mapa desejado para ser carregado pelo aparelho.
    Volte para o Menu anterior. Mais a baixo, clique na opção "UNITS". Mude todos as medidas conforme for mais fácil para a leitura dos dados em campo.
    Volte para o MENU PRINCIPAL. Vamos começar a navegação? Clique na opção "SATELLITE" e aguarde até que o aparelho meça a sua localização e aprimore a precisão da sua localização.


    Com todos os dados de satélite coletados, clique em "BACK" e vamos começar a navegação. Clique em "MAP" e utilize os dois primeiros botões de cima do lado esquerdo, para ZOOM IN e ZOOM OUT no mapa. Note que no canto inferior esquerdo da tela, aparecerá uma escala. Essa escala indica que, a cada 1 cm exibido na tela equivale a "X" metros ou quilômetros em escala real. Para saber mais sobre cartografia, veja o link do meu canal no Youtube clicando AQUI.
    Clique e segure por alguns segundos o direcionador ou stick do aparelho, para que possa ser feito uma marcação ou waypoint, inicial. O aparelho gera por padrão uma numeração semelhante a esta "001". Perceba que ele indica a LONGITUDE E LATITUDE de onde você está. Clique em "DONE" e automaticamente retornará para o mapa, onde aparecerá uma bandeira indicando a sua posição. As tags, ou marcações de waypoint, são fundamentais para que a navegação seja mais segura e eficiente. É importante que a cada considerável mudança de direção, um waypoint seja inserido. Dessa forma a sua navegação será mais detalhada e o seu "tracklog", mais confiável. Repita esta operação sempre que achar necessário.



    Chegamos ao fim da trilha. Se a sua trilha for linear, ok. Está tudo terminado. Porém se ela for circular, teremos que voltar. Neste caso, temos o tracklog bem especificado para fazer uma navegação segura e precisa de volta ao ponto de partida inicial, o ponto "001" lembra?
    No menu principal, temos a opção "WHERE TO" ao lado do "MAP". Clique para acessar a função "WHERE TO". Acesse a opção "TRACKS". Se você ainda não salvou no seu GARMIN ETREX a track (trilha), clique em "CURRENT TRACK", caso contrário clique no nome que você escolheu para a sua trilha. A partir da sua localização atual, clique no próximo waypoint marcado no mapa. O aparelho perguntará se deseja seguir a rota.
    Voltando ao menu principal, acesse a função "COMPASS" ou bussola. Clique utilizando o ultimo botão de baixo, da lateral esquerda do aparelho. Este botão acessa as configurações dos itens mostrados na tela, no caso a bussola. Acesse a opção "SETUP HEADING" e a seguir, clique na opção "GO TO LINE", mudando a opção para "COURSE (CDI)". Volte para a tela da bussola e note que agora aparece duas linhas e duas setas. Essas linhas quando estão alinhadas e direcionadas para a proa ou heading, indicados entre o seu ponto de partido até o ponto de destino (no caso o waypoint selecionado), significa que você está andando no CURSO certo, ou "IN COURSE". Se por ventura estas linhas se separar, é sinal que você está saindo do curso e será necessário corrigir a margem de erro fora do curso.
    Para saber o quanto você saiu da sua rota, acesse o MAPA, clique no ultimo botão esquerdo (o botão de opções) e clique em "MEASURE DISTANCE". Mova o cursor até a linha de navegação indicada pelo GPS, que indica o COURSE entre os waypoints selecionados anteriormente, e retorne para o eixo do curso.
    Dessa forma siga em frente, repetindo os passos acima sempre que for necessário.
    Há uma outra forma de navegação, onde pode-se utilizar a função "ROUTE" que fica no menu "WHERE TO". Nessa função você deverá saber onde fica cada waypoint para não errar, ou se preferir, pode consultar o mapa e clicar no waypoint desejado.
    
    Baixe para o seu computador o GARMIN EXPRESS para manter o seu aparelhos sempre atualizado e o BASECAMP, para gerenciar com mais precisão todas as informações existentes no seu aparelho GARMIN.




    Em breve postarei vídeos sobre navegação utilizando o GARMIN ETREX 20 no meu canal do Youtube, Bushcraft PA.

    Obrigado por comentar, curtir e compartilhar o meu blog. Isso é muito importante para nós.


Por Álvaro Gouveia
Bushcraft PA


Acesse também:

Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa

Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com

Youtube: http://www.youtube.com/alvarogouveiacanal


Nenhum comentário:

Postar um comentário