segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
MARCADO PARA RESPONDER: TRES ITENS PARA O MATO
Marcadores:
bushcraft,
camping,
marcado,
pa,
para,
pará,
responder,
sobrevivencia,
sobrevivencialismo,
survival,
trekking,
trilha
Pratique natureza.
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
UCO STORMPROOF MATCHES - FÓSFORO A PROVA DE TEMPESTADE
UCO STORMPROOF MATCHES
Site da UCO
http://www.industrialrev.com/uco/
Facebook
https://www.facebook.com/UCOgear?fref=ts
Obrigado por comentar, curtir e se inscrever no meu canal.
Acesse também:
Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa
Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com
domingo, 15 de dezembro de 2013
PROJETOS RÁPIDOS DE SOBREVIVÊNCIA
ESTE É UM POST COLABORATIVO, onde todos podem participar. Ele mostra sugestões de Projetos Rápidos de Sobrevivência, para criar uma preparação gradativa.
Preparar-se não é uma tarefa fácil e nem rápida, mas existem algumas pequenas tarefas que podemos fazer onde, juntas, criam uma preparação básica e podem ser realizadas em apenas alguns minutos por dia.
Esse post é colaborativo, portanto convido a todos que coloquem sugestões de mais projetos rápidos nos comentários e eu adicionarei na lista, com os devidos créditos.
As primeiras ideias foram adaptadas do site 26 Five Minute Prepping Projects, que inspiraram esse post. Segue a lista abaixo:
- Crie um fichário ou pasta onde deverá manter toda informação de que precisa em caso de emergência.
- Lave algumas garrafas PET e esterelize para encher com água. Coloque uma etiqueta com a data e renove periodicamente (Opcionalmente pode guardar congelada).
- Guarde um par de sapatos, meias, luvas, um apito e lanterna embaixo da sua cama para usar em caso de emergência.
- Planeje com sua família como devem se reunir após uma situação de emergência.
- Defina uma pessoa que more fora do seu estado para servir como Ponto de Contato para a família passar informações em caso de uma situação de emergência (Em algumas situações de emergência as linhas locais são interrompidas, mas as de outro estado funcionam normalmente).
- Conheça os seus vizinhos e troque telefones de contato.
- Guarde um abridor de latas junto com seus enlatados.
- Marque uma data no calendário para revisar a validade dos seus alimentos.
- Crie um estoque de alimentos comprando aos poucos a cada ida ao supermercado.
- Identifique os disjuntores existentes em sua casa e teste para ver se funcionam.
- Instale um alarme de fumaça e teste periodicamente.
- Faça uma lista dos medicamentos que você usa, com a posologia e mantenha no seu Kit de Emergência.
- Você faz seguro da sua casa? Tenha fotos detalhadas de todos os cômodos da sua casa para ajudar usar quando necessário.
- Anote o contato da sua seguradora e coloque no seu Kit de Emergência.
- Guarde R$ 2, R$ 5 ou mais em uma caixa para usar em uma situação de emergência.
- Digitalize seus documentos importantes e armazene em um pen drive.
- Faça backups frequentes do HD do seu computador.
- Localize uma fonte de água próximo à sua residência.
- Aprenda a cozinhar receitas simples, preferencialmente as comidas que você pode armazenar em estoque.
- Imprima informações de sobrevivência disponíveis gratuitamente em vários sites na internet.
- Pratique uma (ou mais técnicas) de iniciar fogo para fazer fogueira ao ar livre.
- Aprenda a plantar sementes.
- Instale lâmpadas de emergência em locais estratégicos na sua casa (MP).
- Faça um Cartão de Emergência para todos na sua família (MP).
- Leia e divulgue para a sua família e pessoas próximas as Boas Práticas de Segurança para Deslocamentos, elas são válidas tanto para quem viaja longas distâncias como para trajetos dentro da cidade (MP).
- Antes de sair para uma jornada em campo, é muito importante deixar um mapa em escala padrão de 1:25000 com Latitude e Longitude do local onde você passará o dia/noite, assim como informações climáticas e topográficas referenciais por onde você possivelmente passará, como: rios, vales, descampados, etc. Para ser mais preciso, informe horários para fazer contato e quais procedimentos a família deve prover caso passe por mais de 2 horas do horário marcado para "fazer contato". Comunicação é importante. Deixa você e seus familiares mais seguros e confortáveis. (Alvaro Gouveia)
- Configure o Google Alerts para monitorar constantemente os melhores resultados do Google no seu e-mail. Por exemplo, configure para Sobrevivencialismo e ele mostra os melhores resultados com essa palavra periodicamente (MP).
- Mantenha sempre uma garrafa pequena cheia de água (na geladeira, se preferir) para levar consigo ao sair de casa (MP).
- Escolher cuidadosamente a rota de fuga menos tradicional, e de preferência onde o ponto de residência seja remoto. Acredito que numa situação de crise, a melhor opção é manter distância do foco da mesma, e se abrigar provisóriamente até chegar o melhor momento de retornar ou simplesmente ficar, ou progredir na jornada para outro lugar mais seguro e ainda mais remoto, caso haja necessidade. (Alvaro Gouveia)
- Aprenda o Nó Macramê e use para amarrar cordas em locais práticos, de modo que fiquem sempre à mão, por exemplo, como uma pulseira, alça de mochilas / bolsas, chaveiros etc (MP).
- Entre em um Grupo Sobrevivencialista Estadual (uma idéia do Julio Lobo para conectar sobrevivencialistas em cada estado) no facebook e compartilhe informações com pessoas da sua região. Por exemplo, eu participo do GSE/PA - 14º Região (MP).
- Doe sangue periodicamente (e incentive outras pessoas a fazer o mesmo). Pense bem: caso você ou outra pessoa próxima sofra um acidente e precise de sangue para uma cirurgia ou outro procedimento qualquer, de onde ele virá? Certamente do estoque de sangue da sua cidade, portanto manter o estoque em dia é um projeto de sobrevivência! (MP).
- Equipe-se de forma material e intelectual. Saiba manusear o seu equipamento de sobrevivência com sabedoria, medindo com sensatez as prioridades de utilização. (Alvaro Gouveia)
- Em caso de incêndios em prédios, a fumaça pode ser mais perigosa que o fogo! Saiba sair do seu apartamento e chegar até a porta corta-fogo do seu andar. Se puder, invista em uma máscara contra fumaça, uma lanterna potente e uma manta de tecido á prova de fogo. (Luiz Poell)
- Completando o post de N.34 do Luiz Poell: Em caso de incendio em ambiente fechado, a forma mais segura de se locomover é se abaixar o máximo possível ou rastejar, pois a fumaça irá subir para procurar uma saída. (Alvaro Gouveia)
- Água é fonte de vida, sem ela não conseguimos passar muito tempo vivos. Aprender, dominar, criar e aprimorar técnicas para tratamento da água, assim como, para a coleta da mesma, é fundamental para um sobrevivencialista. (Alvaro Gouveia)
- Buscar aprender sobre geração de energia renovável, sustentável e limpa, objetivando desenvolver sua estratégia para obtenção desse recurso. Nesse caso, estabelecer metas é fundamental, metas do tipo: Tempo de capacitação; levantamento de custos dos projetos; Buscar recursos para o desenvolvimento do projeto; desenvolver, testar e colocar em produção o protótipo. (Podemos iniciar essa fase da preparação armazenando pilhas, baterias, dínamos e tb carregador solar). (André Margalho)
- Para os que possuem veículo, mantenham em seu carro uma pequena redundância dos itens que vcs julgaram importantes para a preparação feita em sua residência (cuidado especial com o tipo de alimento para essa fase da preparação). (André Margalho)
- Tenha um pequeno rádio AM/FM em suas preparações... Eles são mais resistentes que as baratas... rrrsss Quando tudo falhar eles ainda estarão funcionando e vc poderá obter informações sobre a crise. (André Margalho)
- Faça uma atividade física diariamente, seu corpo e sua mente são os seus recursos mais importantes para superar um cenário de crise. (André Margalho)
- Busque aprender algo novo sobre sobrevivência e preparação todos os dias, mesmo que em uma breve leitura... (André Margalho)
- Tenha um plano que contemple os diversos aspectos da sobrevivência: Abrigo, Água, Alimento, Fogo, segurança, Sinalização, Energia, Comunicação, Navegação, Evasão e Conforto. (André Margalho)
- Compartilhe o plano com sua família. (André Margalho)
- Quando for renovar o extintor de incêndio da sua residência/carro/trabalho, faça uma simulação de fogo controlada (respeitando suas limitações - de preferência com algum especialista supervisionando) e ensine as pessoas a usá-los. (MP)
- Faça uma lista com Telefones de Emergência e deixe disponível em um lugar bem visível na sua casa. (Luiz Poell)
Obrigado pessoal e até a próxima!
Acesse também:
Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa
Youtube: http://www.youtube.com/alvarogouveiacanal
Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com
sábado, 14 de dezembro de 2013
JÁ MONTOU O SEU KIT HOJE?
OS KITS SÃO FUNDAMENTAIS para a permanência de alguém longe da sua zona de conforto. Zona essa que me refiro, é o seu próprio lar. Na sua zona de conforto, ou no seu lar, você tem tudo ao alcance dos braços e das vontades, certo? Ok, mas no mato você não tem. Sim, isso é uma afirmação. Para este fim, existe os Kits. Não existe um padrão certo, cada um faz de acordo com a sua necessidade.
No texto de hoje, quero mostrar como eu monto os meus Kits de mato, quais os itens que levo, e tudo de uma forma bem simples e descomplicada. Vamos começar?
Aqui vai o primeiro Kit.
KIT DE FOGO
- Álcool Zulu (para manter o fogo aceso por mais tempo)
- Algodão (mecha para iniciar o fogo)
- Isqueiro
- Fósforo
- Pederneira
KIT DE COZINHA
- Café instantâneo
- Leite condensado (faz o papel do leite e do açúcar)
- Sal
- Arroz/Macarrão
- Atum
- Carne enlatada
- Feijão enlatado
- Farinha
- Suco instantâneo (refresco de saco)
- Óleo (para cozinhar)
- Fogareiro (espiriteira)
- Panelas (dê preferência as pequenas, mais leves e portáteis)
- Água
- Água
- Sabão em barra neutro (não queremos agredir a natureza)
- Esponja
KIT CUIDADOS PESSOAIS
- Lenços umedecidos
- Desodorante Roll-On
- Sabão neutro
- Escova e pasta dental
- Escova e pasta dental
- Repelente
- Protetor solar
- Muda de roupa completa (meias, cueca, calça e camisa)
- Clorin (purificador de água)
- Papel higiênico
KIT PRIMEIROS SOCORROS
- Estomazil
- Dipirona (para febre)
- Dramin (para enjoo)
- Band-Aid
- Eno Tabs
- Dorflex (dores musculares)
- Moduretic (medicamento para pressão alta)
- Novalgina (para as minhas enxaquecas)
- Reidratante
- Alcool em gel
- Gaze
- Pomada para assaduras
- Abcler (auxilia na má digestão)
- Fita esparadrapo microfibra
- Ataduras
KIT DE PESCA
- Linha de nylon 0,40mm
- Anzol
- Chumbada
KIT DE REPAROS/UTILIDADES
- Óleo Singer (para lubrificação das lâminas por exemplo)
- Lixas D'Agua (para dar o polimento no fio das lâminas)
- Cola super adesiva Loctite
- Ligas
- Sacos Ziploc
- Fita isolante
- Pedra de afiar
- 8m de corda de nylon
- 8m de Paracord
- 2 unidades de saco p/ lixo (trazer o lixo de volta, sempre!)
Vale ressaltar que estes itens estão em constante alteração, já que tudo funciona de acordo com a necessidade e a variação dos dias de jornada/acampamento.
Espero que esta informação seja de utilidade para você que acompanha o meu blog e curte os meus vídeo no Youtube.
Marcadores:
água,
camping,
kit,
mato,
paracord,
pederneira,
purificacao,
sobrevivencialismo,
técnica,
trilha,
trilhas
Pratique natureza.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
BUSHCRAFT PA
Marcadores:
acampar,
alvarogouveiacanal,
bushcraft,
bushcraftpa,
bushcraftpara,
camping
Pratique natureza.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
FALANDO SOBRE MOCHILAS
APÓS MEU ULTIMO ACAMPAMENTO, percebi que a minha mochila modelo PQD, apresentou alguns problemas. Além de ser pouco prática para abrir e fechar, ao chegar em casa percebi
a presença de uma pequena aranha dentro do compartimento da lanterna,
local que por sorte eu não coloquei a mão durante a nossa estadia no
domingo. Mostrando a necessidade de um zíper pra manter o compartimento totalmente fechado. Assim como foi um pequeno aracnídeo, poderia ser outro tipo de animal/inseto, mais peçonhento.
Eu tenho uma mochila da marca Deuter, que por sinal é uma das
melhores marcas de mochilas, se não for a melhor delas. Tenho esta
mochila a mais de 7 anos e parece que o tempo não passa pra ela. A mesma, recebe até 35L e eu comprei para ser utilizada em viagens curtas, mas acabou servindo para viagens de média duração. A minha
ultima viagem, eu levei tudo o que eu tinha, e ainda
voltei com roupa limpa de la depois de 8 dias.
Então perante a esses problemas relatados com a minha mochila PQD, eu resolvi comprar outra Deuter, a Trans Alpine 30L, com
tudo que a minha outra de 35L tem só que menor. Inclusive com capa de
chuva embutida e com opção para hidrate nas
costas.
Sinceramente achei o melhor custo beneficio, já que este modelo está apenas um
pouco acima da faixa de preço de marcas grandes como: Curtlo, Trilhas e
Rumos e FIT.
Um vídeo pra demonstrar o quanto ela é boa.
Fica a dica pessoal.
Acesse também:
Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa
Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com
Marcadores:
30L,
about,
bagpack,
bushcraft,
bushcraftpa,
bushcraftpara,
deuter,
litros,
mochila,
speak,
trekking,
trilha
Pratique natureza.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
ACAMPAMENTO BÁSICO (INSTRUÇÃO)
CHEGAMOS CEDO, fizemos o abrigo com uma lona e forramos com folha de coqueiro o chão. Enquanto o Marcão terminava o abrigo eu fui atrás da madeira pro fogo. Sou churrasqueiro, fogo é comigo mesmo. 11h a gente já estava almoçando. Feijão e carne enlatada era o menu do dia. O arroz foi feito "nas coxas" mesmo. Apareceram umas vespas pra perturbar mas eu fiz logo uma fumaça e elas sumiram. Saímos de lá acompanhados por um temporal do tipo "fim dos tempos". Foi muito show. Na próxima será totalmente embrenhado no mato.
Quer acampar, mas nunca acampou? Não vá sozinho. Procure alguém que já tenha acampado ao menos uma vez, para que possa passar algum conhecimento, como: fazer fogo, armar ou fazer o abrigo, que tenha conhecimento do melhor local para permanência, que cuide da segurança do grupo e etc. Conhecimento teórico ajuda, mas a vivência é muito mais confiável e segura. Procure um local de fácil acesso, não se isole. Escolha um local onde o celular funcione, caso precise pedir ajuda. Um local com arvores que possam fornecer algum tipo de alimento será sempre muito bem vindo, e se tiver uma fonte de água confiável, melhor ainda. Poupe o seu corpo, faça o máximo com o mínimo de esforço. Nunca se sabe quando precisará dessa energia. Utilize equipamentos que sejam seguros e de qualidade comprovada. Defina as suas prioridades. O que é mais importante para prolongar a sua estadia no mato e proporcionar conforto também. Após rever todos esses itens, você estará pronto para a aventura. SELVA!
Acesse também:
Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa
Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com
Marcadores:
acampamento,
acampar,
bushcraft,
bushcraftpa,
camping,
pa,
pará
Pratique natureza.
sábado, 7 de dezembro de 2013
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
FAZENDO FOGO
O DIA ESTÃ CHEGANDO AO FIM, a noite se aproxima e o fogo precisa ser feito. Para dar proteção, conforto e ajudar na refeição, este elemento da natureza que hoje manipulamos com tanta facilidade, no mato fora da zona de conforto de qualquer homem da "selva de pedra", pode ser um pesadelo, se não souber usar o artefato correto, da maneira certa, com a "isca" adequada. Isso é básico de qualquer acampamento ou prática de bushcraft.
Esta postagem será para abordar a importância de estar preparado para elaborar um bom kit de fogo, com várias possibilidades de mechas (ou iscas) e iniciadores de fogo (fire start) que são muito fortes e funcionam até mesmo quando molhados.
Para montar o seu kit de fogo, você precisa isolar completamente o recipiente de umidade - Quando digo umidade, é tudo que possa molhar e estragar o kit de fogo. Saiba escolher sabiamente o recipiente, pois ele vai proteger o material responsável pela sua proteção e conforto, conforme disse no início.
ATENÇÃO! Os itens descritos abaixo, foram testados e aprovados por mim, e podem ser utilizados com segurança, seguindo todas as normas de bom senso na criação e utilização dos itens.
A ISCA
A isca de fogo
perfeita é o ALGODÃO. Você pode encontrar o algodão, da forma mais processada
(roupas como camisa, shorts, etc) até na sua forma mais natural possível, como
as bolas de algodão vendidas em farmácias e supermercados. Absorvente íntimo
interno é perfeito. São compactos e possuem uma considerável quantidade de
algodão, e já estão protegidos da umidade.
O COMBUSTÍVEL
Óleos em geral são
muito aconselhados para a queima lenta e gradual. É fundamental que a mecha,
queime lentamente para que o fogo cresça com 100% de certeza. Não utilize nas
suas jornadas combustíveis, como: Querosene, Etanol, Gasolina, Diesel, etc.
Estes são perigosos e necessitam muito cuidado no armazenamento. Utilize
produtos próprios, como o Álcool Zulu, próprio para churrasqueiras,
lareiras e iniciadores de fogo para fogueiras. O Álcool em gel também
é uma boa dica. Em casos extremos, utilize o seu produto de combate a
mosquitos. Ele é bem comburente.
A FAÍSCA
"Onde tem fumaça, há fogo", quem já ouviu isso, sabe que não é verdade totalmente verdade. Muitos produtos geram faíscas ou até mesmo o próprio fogo. Porem, o melhor amigo para o fogo na minha opinião é o velho e bom isqueiro/fósforo. Um produz foto através de fricção e gases de um combustível liquido, e o outro através de fricção de uma pequena dose de magnésio. Eu disse que na minha opinião o Fire Start ou Pederneira, é o melhor, pois este item gera muito calor, e calor é energia. Energia esta que pode alcançar em frações de segundos temperaturas super altas, faíscas que podem chegar até 3000ºC. Porém, o importante é que este calor (energia) seja constante, duradouro, linear. E justamente por ser muito "instantâneo" ele pode acabar atrapalhando em casos de muita umidade.
Agora é só se preparar e testar a melhor maneira de fazer o seu fogo. Fazer fogo é muito individual, por esse motivo não abordei as técnicas de fogo primitivo, onde o fogo é feito através da fricção entre pedaços de madeira. Creio que essa técnica é de profunda importância, para conhecimento da mesma. Pois para uso em situações extremas, onde o kit de fogo não está disponível, e você se encontra lançado a sorte da vida, sim, é o momento certo de voltar as raízes.
Por Álvaro Gouveia
Bushcraft PA
Acesse também:
Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa
Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com
Youtube: http://www.youtube.com/alvarogouveiacanal
Marcadores:
acendedor,
algodão,
alvaro,
alvarogouveiacanal,
bushcraft,
bushcraftpa,
comburente,
combustivel,
fire,
fogueira,
fosforo,
fósforo,
gouveia,
iniciador,
isca,
nushcraftpará,
pederneira,
start
Pratique natureza.
domingo, 1 de dezembro de 2013
Navegação na prática em uma trilha.
Sabemos que na teoria a navegação em trilha não é tão complicado, mas também não é tão simples. Ter uma bussola e ela guiar para o norte não é só seguir um rumo ou uma proa.
Primeiramente, vamos considerar que, o norte é na proa
000ºgraus. Vamos definir na bússola que tem 360º graus, vamos dividir estes
360º graus em 4 quadrantes.
·
1º
Quadrante: De 000º graus a 090º graus
·
2º
Quadrante: De 090º graus a 180º graus
·
3º
Quadrante: De 180º graus a 270º graus
·
4º
Quadrante: De 270º graus a 360º graus
Vamos
considerar que existe vários tipos de bússola, militar, outras próprias para
trilha, bússola de navegação naval, e aérea, ambas são contidas em um
recipiente com um fluído, geral em querosene ou em óleo misturado com alguma
outra química.
Para
iniciar a navegação no mato, no começo da trilha, você plotará a bússola em sua
mão, o mais reto possível.
Na
entrada da trilha você fará a primeira marcação, a marcação da proa, e no mesmo
lugar você fará a marcação de volta, ou seja para caso de uma possível volta a
entrada da trilha você já terá um indicativo de rota. Sempre ficar de olho no
quadrante em que a proa predomina, por exemplo: se a proa inicial foi 90, 30
minutos depois a proa final deverá ser do mesmo quadrante, poderá ser 90 ou 100
e assim por diante. Em mata fechada é aconselhável fazer duas marcações a cada
30 minutos, uma marcação de ida e outra de volta.
Na
prática real você deverá manter ao máximo a proa inicial, para sim obter
sucesso em desviar de obstáculo que precise desviar muito a rota e ir em
direção ao final na trilha sem problemas. Afinal segurança sem em primeiríssimo
lugar.
Sempre
antes de entrar na trilha fazer um planejamento de como poderá ser a rota, seja
com mapa ou carta, obter informações sobre o local de onde fará a expedição
nunca é demais, quanto mais informações tiver será muito melhor.
No
mato tem muitos obstáculos, que terão de ser desviados, faz-se o desvio e será
feito uma marcação de ida e volta do local, caso seja necessário um ou mais
desvios. Lembrando sempre mantendo a pro inicial até a saída da trilha, se a
trilha não for aberta ou uma saída não definida, defina esta saída antes, no
mapa ou carta.
Fato Ocorrido
Na
primeira vez que fui a trilha do Macaco com o Alvaro, entramos marcamos a proa
110º graus, seguimos e chegamos em um local onde havia dois caminhos, seguimos
na proa 110º. Até que certo ponto da trilha a mata se fechou, aparentemente não
tinha mais pra onde ir, desviamos de vários obstáculos sempre seguindo a proa,
e tínhamos um desvio da proa inicial de 110º graus, a 180º graus e 196º graus.
Até voltar no rumo certo de 110º graus, chegamos ao final da trilha.
Autor: Marcus Vieira
Autor: Marcus Vieira
Acesse também:
Página no Facebook
http://www.facebook.com/bushcraftpa
Grupo Bushcraft Pará
https://www.facebook.com/groups/220387868127717
GSE - PA/14º
https://www.facebook.com/groups/167006333506816
Blog Bushcraft Pará
http://www.bushcraftpa.blogspot.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)