ESTE É UM POST COLABORATIVO, onde todos podem participar. Ele mostra sugestões de Projetos Rápidos de Sobrevivência, para criar uma preparação gradativa.
Preparar-se não é uma tarefa fácil e nem rápida, mas existem algumas pequenas tarefas que podemos fazer onde, juntas, criam uma preparação básica e podem ser realizadas em apenas alguns minutos por dia.
Esse post é colaborativo, portanto convido a todos que coloquem sugestões de mais projetos rápidos nos comentários e eu adicionarei na lista, com os devidos créditos.
As primeiras ideias foram adaptadas do site 26 Five Minute Prepping Projects, que inspiraram esse post. Segue a lista abaixo:
- Crie um fichário ou pasta onde deverá manter toda informação de que precisa em caso de emergência.
- Lave algumas garrafas PET e esterelize para encher com água. Coloque uma etiqueta com a data e renove periodicamente (Opcionalmente pode guardar congelada).
- Guarde um par de sapatos, meias, luvas, um apito e lanterna embaixo da sua cama para usar em caso de emergência.
- Planeje com sua família como devem se reunir após uma situação de emergência.
- Defina uma pessoa que more fora do seu estado para servir como Ponto de Contato para a família passar informações em caso de uma situação de emergência (Em algumas situações de emergência as linhas locais são interrompidas, mas as de outro estado funcionam normalmente).
- Conheça os seus vizinhos e troque telefones de contato.
- Guarde um abridor de latas junto com seus enlatados.
- Marque uma data no calendário para revisar a validade dos seus alimentos.
- Crie um estoque de alimentos comprando aos poucos a cada ida ao supermercado.
- Identifique os disjuntores existentes em sua casa e teste para ver se funcionam.
- Instale um alarme de fumaça e teste periodicamente.
- Faça uma lista dos medicamentos que você usa, com a posologia e mantenha no seu Kit de Emergência.
- Você faz seguro da sua casa? Tenha fotos detalhadas de todos os cômodos da sua casa para ajudar usar quando necessário.
- Anote o contato da sua seguradora e coloque no seu Kit de Emergência.
- Guarde R$ 2, R$ 5 ou mais em uma caixa para usar em uma situação de emergência.
- Digitalize seus documentos importantes e armazene em um pen drive.
- Faça backups frequentes do HD do seu computador.
- Localize uma fonte de água próximo à sua residência.
- Aprenda a cozinhar receitas simples, preferencialmente as comidas que você pode armazenar em estoque.
- Imprima informações de sobrevivência disponíveis gratuitamente em vários sites na internet.
- Pratique uma (ou mais técnicas) de iniciar fogo para fazer fogueira ao ar livre.
- Aprenda a plantar sementes.
- Instale lâmpadas de emergência em locais estratégicos na sua casa (MP).
- Faça um Cartão de Emergência para todos na sua família (MP).
- Leia e divulgue para a sua família e pessoas próximas as Boas Práticas de Segurança para Deslocamentos, elas são válidas tanto para quem viaja longas distâncias como para trajetos dentro da cidade (MP).
- Antes de sair para uma jornada em campo, é muito importante deixar um mapa em escala padrão de 1:25000 com Latitude e Longitude do local onde você passará o dia/noite, assim como informações climáticas e topográficas referenciais por onde você possivelmente passará, como: rios, vales, descampados, etc. Para ser mais preciso, informe horários para fazer contato e quais procedimentos a família deve prover caso passe por mais de 2 horas do horário marcado para "fazer contato". Comunicação é importante. Deixa você e seus familiares mais seguros e confortáveis. (Alvaro Gouveia)
- Configure o Google Alerts para monitorar constantemente os melhores resultados do Google no seu e-mail. Por exemplo, configure para Sobrevivencialismo e ele mostra os melhores resultados com essa palavra periodicamente (MP).
- Mantenha sempre uma garrafa pequena cheia de água (na geladeira, se preferir) para levar consigo ao sair de casa (MP).
- Escolher cuidadosamente a rota de fuga menos tradicional, e de preferência onde o ponto de residência seja remoto. Acredito que numa situação de crise, a melhor opção é manter distância do foco da mesma, e se abrigar provisóriamente até chegar o melhor momento de retornar ou simplesmente ficar, ou progredir na jornada para outro lugar mais seguro e ainda mais remoto, caso haja necessidade. (Alvaro Gouveia)
- Aprenda o Nó Macramê e use para amarrar cordas em locais práticos, de modo que fiquem sempre à mão, por exemplo, como uma pulseira, alça de mochilas / bolsas, chaveiros etc (MP).
- Entre em um Grupo Sobrevivencialista Estadual (uma idéia do Julio Lobo para conectar sobrevivencialistas em cada estado) no facebook e compartilhe informações com pessoas da sua região. Por exemplo, eu participo do GSE/PA - 14º Região (MP).
- Doe sangue periodicamente (e incentive outras pessoas a fazer o mesmo). Pense bem: caso você ou outra pessoa próxima sofra um acidente e precise de sangue para uma cirurgia ou outro procedimento qualquer, de onde ele virá? Certamente do estoque de sangue da sua cidade, portanto manter o estoque em dia é um projeto de sobrevivência! (MP).
- Equipe-se de forma material e intelectual. Saiba manusear o seu equipamento de sobrevivência com sabedoria, medindo com sensatez as prioridades de utilização. (Alvaro Gouveia)
- Em caso de incêndios em prédios, a fumaça pode ser mais perigosa que o fogo! Saiba sair do seu apartamento e chegar até a porta corta-fogo do seu andar. Se puder, invista em uma máscara contra fumaça, uma lanterna potente e uma manta de tecido á prova de fogo. (Luiz Poell)
- Completando o post de N.34 do Luiz Poell: Em caso de incendio em ambiente fechado, a forma mais segura de se locomover é se abaixar o máximo possível ou rastejar, pois a fumaça irá subir para procurar uma saída. (Alvaro Gouveia)
- Água é fonte de vida, sem ela não conseguimos passar muito tempo vivos. Aprender, dominar, criar e aprimorar técnicas para tratamento da água, assim como, para a coleta da mesma, é fundamental para um sobrevivencialista. (Alvaro Gouveia)
- Buscar aprender sobre geração de energia renovável, sustentável e limpa, objetivando desenvolver sua estratégia para obtenção desse recurso. Nesse caso, estabelecer metas é fundamental, metas do tipo: Tempo de capacitação; levantamento de custos dos projetos; Buscar recursos para o desenvolvimento do projeto; desenvolver, testar e colocar em produção o protótipo. (Podemos iniciar essa fase da preparação armazenando pilhas, baterias, dínamos e tb carregador solar). (André Margalho)
- Para os que possuem veículo, mantenham em seu carro uma pequena redundância dos itens que vcs julgaram importantes para a preparação feita em sua residência (cuidado especial com o tipo de alimento para essa fase da preparação). (André Margalho)
- Tenha um pequeno rádio AM/FM em suas preparações... Eles são mais resistentes que as baratas... rrrsss Quando tudo falhar eles ainda estarão funcionando e vc poderá obter informações sobre a crise. (André Margalho)
- Faça uma atividade física diariamente, seu corpo e sua mente são os seus recursos mais importantes para superar um cenário de crise. (André Margalho)
- Busque aprender algo novo sobre sobrevivência e preparação todos os dias, mesmo que em uma breve leitura... (André Margalho)
- Tenha um plano que contemple os diversos aspectos da sobrevivência: Abrigo, Água, Alimento, Fogo, segurança, Sinalização, Energia, Comunicação, Navegação, Evasão e Conforto. (André Margalho)
- Compartilhe o plano com sua família. (André Margalho)
- Quando for renovar o extintor de incêndio da sua residência/carro/trabalho, faça uma simulação de fogo controlada (respeitando suas limitações - de preferência com algum especialista supervisionando) e ensine as pessoas a usá-los. (MP)
- Faça uma lista com Telefones de Emergência e deixe disponível em um lugar bem visível na sua casa. (Luiz Poell)
Obrigado pessoal e até a próxima!
Acesse também:
Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa
Youtube: http://www.youtube.com/alvarogouveiacanal
Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com
Bom artigo! Considero que o sobrevivencialismo urbano deve contemplar o escape de apartamentos tomados pela fumaça. Em geral as pessoas se preocupam com o combate ao fogo mas esquecem que a fumaça mata mais que a chama viva. Saber chegar até as portas corta-fogo do seu andar com visibilidade zero, ter em casa uma máscara contra fumaça e uma lanterna potente, ter uma manta de tecido á prova de fogo para atravessar áreas incendiadas, tudo isso deveria estar no radar de quem pretende sobreviver ao mais comum dos eventos inesperados em prédios de apartamentos, o incêndio.
ResponderExcluirValeu pela contribuição Luiz, já atualizei o post!
ResponderExcluir