quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

FAZENDO FOGO


     

     O DIA ESTÃ CHEGANDO AO FIM, a noite se aproxima e o fogo precisa ser feito. Para dar proteção, conforto e ajudar na refeição, este elemento da natureza que hoje manipulamos com tanta facilidade, no mato fora da zona de conforto de qualquer homem da "selva de pedra", pode ser um pesadelo, se não souber usar o artefato correto, da maneira certa, com a "isca" adequada. Isso é básico de qualquer acampamento ou prática de bushcraft.


     Esta postagem será para abordar a importância de estar preparado para elaborar um bom kit de fogo, com várias possibilidades de mechas (ou iscas) e iniciadores de fogo (fire start) que são muito fortes e funcionam até mesmo quando molhados.

     Para montar o seu kit de fogo, você precisa isolar completamente o recipiente de umidade - Quando digo umidade, é tudo que possa molhar e estragar o kit de fogo. Saiba escolher sabiamente o recipiente, pois ele vai proteger o material responsável pela sua proteção e conforto, conforme disse no início.

     ATENÇÃO! Os itens descritos abaixo, foram testados e aprovados por mim, e podem ser utilizados com segurança, seguindo todas as normas de bom senso na criação e utilização dos itens.


     A ISCA

                 

     A isca de fogo perfeita é o ALGODÃO. Você pode encontrar o algodão, da forma mais processada (roupas como camisa, shorts, etc) até na sua forma mais natural possível, como as bolas de algodão vendidas em farmácias e supermercados. Absorvente íntimo interno é perfeito. São compactos e possuem uma considerável quantidade de algodão, e já estão protegidos da umidade.

   
     O COMBUSTÍVEL


     Óleos em geral são muito aconselhados para a queima lenta e gradual. É fundamental que a mecha, queime lentamente para que o fogo cresça com 100% de certeza. Não utilize nas suas jornadas combustíveis, como: Querosene, Etanol, Gasolina, Diesel, etc. Estes são perigosos e necessitam muito cuidado no armazenamento. Utilize produtos próprios, como o Álcool Zulu, próprio para churrasqueiras, lareiras e iniciadores de fogo para fogueiras. O Álcool em gel também é uma boa dica. Em casos extremos, utilize o seu produto de combate a mosquitos. Ele é bem comburente.


     A FAÍSCA


     "Onde tem fumaça, há fogo", quem já ouviu isso, sabe que não é verdade totalmente verdade. Muitos produtos geram faíscas ou até mesmo o próprio fogo. Porem, o melhor amigo para o fogo na minha opinião é o velho e bom isqueiro/fósforo. Um produz foto através de fricção e gases de um combustível liquido, e o outro através de fricção de uma pequena dose de magnésio. Eu disse que na minha opinião o Fire Start ou Pederneira, é o melhor, pois este item gera muito calor, e calor é energia. Energia esta que pode alcançar em frações de segundos temperaturas super altas, faíscas que podem chegar até 3000ºC. Porém, o importante é que este calor (energia) seja constante, duradouro, linear. E justamente por ser muito "instantâneo" ele pode acabar atrapalhando em casos de muita umidade.

     Agora é só se preparar e testar a melhor maneira de fazer o seu fogo. Fazer fogo é muito individual, por esse motivo não abordei as técnicas de fogo primitivo, onde o fogo é feito através da fricção entre pedaços de madeira. Creio que essa técnica é de profunda importância, para conhecimento da mesma. Pois para uso em situações extremas, onde o kit de fogo não está disponível, e você se encontra lançado a sorte da vida, sim, é o momento certo de voltar as raízes.

Por Álvaro Gouveia
Bushcraft PA


Acesse também:

Facebook: http://www.facebook.com/bushcraftpa

Tumblr: http://www.bushcraftpa.tumblr.com    

Youtube: http://www.youtube.com/alvarogouveiacanal

Nenhum comentário:

Postar um comentário