domingo, 1 de dezembro de 2013

Navegação na prática em uma trilha.


      Sabemos que na teoria a navegação em trilha não é tão complicado, mas também não é tão simples. Ter uma bussola e ela guiar para o norte não é só seguir um rumo ou uma proa.

    Primeiramente, vamos considerar que, o norte é na proa 000ºgraus. Vamos definir na bússola que tem 360º graus, vamos dividir estes 360º graus em 4 quadrantes.

·         1º Quadrante: De 000º graus a 090º graus
·         2º Quadrante: De 090º graus a 180º graus
·         3º Quadrante: De 180º graus a 270º graus
·         4º Quadrante: De 270º graus a 360º graus




Vamos considerar que existe vários tipos de bússola, militar, outras próprias para trilha, bússola de navegação naval, e aérea, ambas são contidas em um recipiente com um fluído, geral em querosene ou em óleo misturado com alguma outra química.

Para iniciar a navegação no mato, no começo da trilha, você plotará a bússola em sua mão, o mais reto possível.

Na entrada da trilha você fará a primeira marcação, a marcação da proa, e no mesmo lugar você fará a marcação de volta, ou seja para caso de uma possível volta a entrada da trilha você já terá um indicativo de rota. Sempre ficar de olho no quadrante em que a proa predomina, por exemplo: se a proa inicial foi 90, 30 minutos depois a proa final deverá ser do mesmo quadrante, poderá ser 90 ou 100 e assim por diante. Em mata fechada é aconselhável fazer duas marcações a cada 30 minutos, uma marcação de ida e outra de volta.

Na prática real você deverá manter ao máximo a proa inicial, para sim obter sucesso em desviar de obstáculo que precise desviar muito a rota e ir em direção ao final na trilha sem problemas. Afinal segurança sem em primeiríssimo lugar.

Sempre antes de entrar na trilha fazer um planejamento de como poderá ser a rota, seja com mapa ou carta, obter informações sobre o local de onde fará a expedição nunca é demais, quanto mais informações tiver será muito melhor.

No mato tem muitos obstáculos, que terão de ser desviados, faz-se o desvio e será feito uma marcação de ida e volta do local, caso seja necessário um ou mais desvios. Lembrando sempre mantendo a pro inicial até a saída da trilha, se a trilha não for aberta ou uma saída não definida, defina esta saída antes, no mapa ou carta.

Fato Ocorrido

Na primeira vez que fui a trilha do Macaco com o Alvaro, entramos marcamos a proa 110º graus, seguimos e chegamos em um local onde havia dois caminhos, seguimos na proa 110º. Até que certo ponto da trilha a mata se fechou, aparentemente não tinha mais pra onde ir, desviamos de vários obstáculos sempre seguindo a proa, e tínhamos um desvio da proa inicial de 110º graus, a 180º graus e 196º graus. Até voltar no rumo certo de 110º graus, chegamos ao final da trilha. 


Autor: Marcus Vieira 


Acesse também:

Página no Facebook
http://www.facebook.com/bushcraftpa

Grupo Bushcraft Pará
https://www.facebook.com/groups/220387868127717

GSE - PA/14º
https://www.facebook.com/groups/167006333506816

Blog Bushcraft Pará
http://www.bushcraftpa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário